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ESCOLHA O TÊNIS ADEQUADO PARA CORRIDA 16/01/2013
Para muitos, a procura por um tênis de corrida pode parecer simples. Basta dar uma olhada na vitrine, escolher a cor e o modelo que mais tem sua cara - embora ele vá vestir o pé -, ver se a numeração está correta e perguntar para o vendedor se ele é leve. Certo? Não. Tudo errado. 
O primeiro passo antes de colocar um calçado é saber qual o seu tipo de pé (calvo, normal ou plano) e de pisada (neutra, pronada ou supinada).O objetivo maior do tênis é corrigir alguma falha", explica o ortopedista Milton Mizumoto, diretor médico da Corpore Brasil. No entanto, poucas pessoas recebem orientação adequada na hora de comprar um tênis.
Algumas marcas indicam em seu site os tênis ideais a partir destas informações. "Escolher o calçado adequado torna a corrida mais prazerosa - já que proporciona mais conforto, auxilia na prevenção de lesões e melhora a performance", diz Ely Behar, responsável da Brooks no Brasil.

Leveza
Ao contrário do que muitos pensam, os calçados de corrida mais leves geralmente agregam menos tecnologia e são indicados para atletas que priorizam velocidade. Quem busca resultado, muitas vezes, precisa abrir mão do conforto. 

O barato pode sair caro
Um bom tênis de corrida custa entre R$ 300 e R$ 800. O preço é salgado, mas como diz o velho ditado "o barato pode sair caro". Segundo o ortopedista Milton Mizumoto, podem ser graves as conseqüências para quem usa um tênis impróprio ou falsificado, como os que são vendidos em camelôs. 
Os efeitos vão desde bolhas e perdas das unhas, a fraturas, tendinites e dores nas articulações do tornozelo e do joelho. "As funções básicas de um tênis são: amortecimento, absorção, leveza, fácil transpiração e proteção dos terrenos irregulares e de desvios de estruturas das pernas. O não cumprimento dessas funções pode acarretar em diversas lesões", explica. 

Quanto tempo dura um tênis 
A durabilidade de um tênis é medida pelos quilômetros rodados, ou melhor, corridos. Em geral, ele perde a elasticidade e o amortecimento quando alcança de 500 a 800 quilômetros. Isso porque o desgaste depende de fatores como tipo de solo, peso do corredor e qualidade do material. 
"O corredor pode aumentar a durabilidade do tênis correndo em terrenos mais macios, como grama, areia ou terra", sugere Mizumoto. Segundo ele, terrenos asfaltados podem encurtar a vida média do calçado.
  Desaquecer antes de alongar
Não é só o uso de um tênis inadequado que expõe o atleta a riscos. Terrenos irregulares, esforço em excesso e falta de alongamento também podem deixá-lo susceptível a lesões e fraturas. Para prevení-las, o fisioterapeuta David Homsi recomenda que 10% do treino seja dedicado ao aquecimento; 70% ao treinamento; 10% ao desaquecimento e outros 10% ao alongamento. "O atleta deve desaquecer antes de alongar porque a musculatura fica contraída. É como quebrar uma borracha", exemplifica Homsi.
O joanete, aquela deformidade óssea próxima ao dedão dos pés, costuma provocar constante pressão sobre a articulação dos demais dedos, que com o decorrer do tempo ficam curvos e também salientes. Estudo publicado na revista Arthritis Care & Research mostra que um em cada três adultos mais velhos tem, pelo menos, um joanete.Foram entrevistadas 2.800 pessoas sobre as condições dos pés, saúde física e mental, a intensidade da dor, a preocupação com a aparência pessoal, status socioeconômico e nível educacional. Os resultados mostraram que o problema é mais comum em mulheres, e que 28% das pessoas entre 50 e 59 anos tinha joanete, número que subia para 56% quando a idade era 80 anos.Além de sentirem dores em várias partes do corpo, pessoas com joanete apresentam pior função física e mental do que aqueles que não tem o problema. A marcha e equilíbrio são prejudicados, e há um aumento no risco de quedas em idosos. Existe também uma diminuição da auto estima devido à dificuldade de encontrar calçados. Os joanetes podem ter fator hereditário, mas o uso exagerado de sapatos de salto e com bico fino pode causá-los.Para proteção dos joanetes e alívio da dor, nós temos o Protetor de Joanetes.
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